28 de setembro de 2012

Entrevista exclusiva da Entertainment Weekly com Rick Riordan


Rick Riordan é o autor do Best-Sellers Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas dos Kane, bem como dos mistérios para  adultos Tres Navarre. Sua última série, Os Heróis do Olimpo, é uma sequência dos livros de Percy Jackson contados a partir da perspectiva de sete semideuses diferentes. A Marca de Atena, o terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo, reúne os personagens dos dois primeiros livros – O Herói Perdido e O Filho de Netuno – em uma missão para derrotar o Gaia, a mãe Terra. A melhor parte? Annabeth, que existe desde os dias de O Ladrão de Raios, vai finalmente narrar. Riordan teve tempo para falar com o EW sobre seu mais recente livro – e que sua esposa e filhos são os seus melhores editores.
ENTERTAINMENT WEEKLY: O meu pai me disse para lhe dizer que você tem adultos entre seus grandes fãs também. Ele quer saber se haverá outro romance de Tres Navarre.
Rick Riordan: [Risos] Você sabe que não é em qualquer lugar no futuro próximo porque os livros das crianças estão me mantendo muito ocupado. Eu amo [a série Tres Navarre], só não será tão cedo, mas nunca diga nunca.
Por que você se volta para a literatura infantil? O que o atraiu para ela?
Bem, eu era um professor da Middle School (Ensino Fundamental 2 – para estudantes de 10 a 14 anos) por muitos anos. Meus alunos me conheciam como um contador de histórias. Eu fazia contos da mitologia na classe e eles sempre dizem: “Sr. Riordan, você deveria ser um escritor”. Eu sempre afastava isso e dizia: “Não, não, eu já escrevo para adultos”. Levei um tempo para descobrir que meus alunos estavam certos. Eles realmente são o público que conheço melhor. O que realmente desencadeou isso foi quando meu filho mais velho Haley estava tendo problemas na escola. A história do Percy Jackson foi algo que eu contava a ele como uma história para dormir. Foi aí que a série veio.
Qual é a diferença entre escrever para crianças e escrever para adultos? Existe uma diferença?
A maior parte do conjunto de ferramentas é o mesmo. Para crianças é mais difícil de escrever, porque são um público mais exigente. Eles não vão ficar com você se sair pela tangente ou se você lhes dar informações irrelevantes que não servem a história. Você realmente tem que contar uma história justa. Você tem que  lhes dar humor e suspense e personagens críveis. Todas essas coisas os adultos querem também, mas você tem que estar muito no jogo quando se está escrevendo para crianças.
Como é que Os Heróis do Olimpo se compara com a série Percy Jackson?
A principal mudança foi que decidi fazer um romano assumir a mitologia clássica e brincar com a idéia: “E se houvesse dois acampamentos? Um acampamento grego e um acampamento romano?” A interação entre esses dois ramos da mitologia clássica é realmente o coração de Os Heróis do Olimpo. É bom explorar esse mundo de múltiplas perspectivas e realmente entrar na cabeça de sete personagens principais em vez de apenas na de Percy. Isso me permitiu reinventar meu próprio mundo, o que me manteve interessado e espero que tenha mantido os leitores interessados também.
Como foi mudar para a narração em terceira pessoa, especialmente para um personagem que você tinha escrito a partir da perspectiva de primeira antes?
Foi uma coisa complicada de fazer. Eu estava preocupado com isso, mas depois que eu fiz, achei que eu poderia manter a voz [Percy]. Mas apenas fazê-lo como uma narração na terceira pessoa, funcionou muito bem.
Você pode falar um pouco sobre a mitologia por trás da série Os Heróis do Olimpo? Você uniu mitologia romana e grega de uma forma interessante …
Meu maior desafio foi manter todos os nomes em linha reta para o leitor. Eu tenho que dizer que as crianças parecem não ter problemas com isso em tudo. É geralmente os adultos que eu perco. As crianças estão na zona. Eles sabem dessas coisas e eu tenho que realmente me manter no topo, porque se eu cometer um erro ou fazer uma referência que é errada, eles vão me pegar. Eles são muito perspicaz sobre mitologia em tudo.
A Marca de Atena é onde as histórias de O Herói Perdido e de O Filho de Netuno se encontram. Foi difícil manter o controle de todos?
O alcance do livro é enorme. Meu maior desafio é tomar todas as vertentes diferentes, todas as coisas que eu configurei e fundi-los em um enorme palco. Esse foi o maior desafio, mas eu tenho que dizer que foi também o maior deleite. Algumas das relações que saíram do livro, eu não estava esperando nada. Eu realmente não tinha considerado todas as permutações diferentes. Estou realmente satisfeito com a forma como ele saiu.
O que você pode nos dizer sobre A Marca de Atena?
A diferença com A Marca de Atena – que não é apenas o fato de que ele tem todos os personagens juntos – é que é verdadeiramente a história de Annabeth. Esta é um personagem que todos conhecemos desde O Ladrão de Raios, mas nunca estive dentro de sua cabeça antes. A Marca de Atena é realmente a sua história. Há muita coisa acontecendo, mas o coração é sobre Annabeth descobrir o que são seus estremecimentos, o que sua mãe Atena precisa dela e como ela pode entrar em acordo com o seu destino.
Eu li que você usa sua esposa e filhos como caixas de ressonância. Com é esse processo exatamente?
Minha esposa tem sido a minha melhor editora desde que comecei a escrever livros de mistérios de adultos em 1997. Ela não puxa qualquer saco. Eu realmente aprecio que tenha alguém para ser muito honesto comigo. Meus filhos são da mesma maneira. Haley é uma espécie de envelhecimento de idades – ele tem 18 anos agora – mas que é um editor incrível. Patrick, meu filho mais novo tem 14 anos, e ele é apenas um editor de texto fabuloso. Nós tivemos que colocá-lo na folha de pagamento.
Ele de dá subsídio na edição das cópia?
Tudo começou como uma brincadeira. Eu tinha cópia editada de O Filho de Netuno e a editora da Disney e meu editor tinham, então três pessoas profissionais no negócio da escrita tinham olhado para ele já. [Patrick] disse: “Bem, se eu olhar para ela por erros, você vai me pagar 10 dólares por erro?” Eu meio que ri e disse: “Sim, com certeza.” Eu percebi que não ia ser qualquer erro. Ele encontrou 40 erros que os três de nós tínhamos perdido. O garoto vai entrar na faculdade e ser um editor de texto. [Risos]
Minha introdução aos seus livros veio quando minha mãe comprou O Ladrão de Raios só de desespero para colocar meu irmão para ler alguma coisa. Eu sinto como se seus livros fossem uma boa opção para as crianças que podem ser leitores relutantes. Por que você acha que é?
Isso é ótimo de ouvir. Toda vez que ouço isso, me sinto validado. Meu filho mais velho, ele era um leitor relutante. Eu era um leitor relutante quando criança. Eu trabalhava na sala de aula com toneladas de leitores relutantes e eles são os que eu estava sempre tento alcançar. Qualquer um pode chegar a uma criança na linha de frente que é um aluno que lê de qualquer maneira. Você realmente ganha seu sustento como professor, se pode chegar ao garoto que está tentando se esconder na fileira de trás e nunca encontrei um livro que ele ou ela realmente goste e leia por prazer. Se você pode encontrar algo que realmente o envolva, então você fez o seu trabalho.
Que conselho você daria para os pais com filhos que relutam em ler?
Primeiro: Seja o modelo. Se os adultos da família estão ocupados demais para ler, as crianças vão se sentir da mesma forma. Então é muito importante [para as crianças] para ver a leitura dos pais. A segunda coisa é apenas para fornecer um tempo de silêncio durante a noite ou algum tempo que as crianças possam ler. Realmente não importa o que eles estão lendo, enquanto a expectativa é de que aquela hora é o momento que vamos deixar de lado para que a leitura aconteça. [Finalmente] ouvir o seu filho sobre quais são os seus interesses e que eles têm um papel ativo na hora de escolher o que é que eles vão ler.






Por:Évelin

0 comentários:

Postar um comentário